Oferta educativa
Um projeto educativo
inovador
Dispomos de um conjunto de atividades curriculares e extracurriculares que garantem experiências de aprendizagem diversificadas e completas, bem como de um ambiente educativo acolhedor e seguro, que valoriza a relação escola-família e promove o desenvolvimento global – emocional, social, físico e cognitivo – dos nossos alunos.
Oferta educativa diversificada
Acompanhamos a evolução da sociedade e da Educação, e mantemos uma oferta educativa completa e atual, com propostas curriculares e extracurriculares diversificadas e abrangentes. Os nossos alunos usufruem de experiências de aprendizagem pedagogicamente ricas e motivadoras – em contexto escolar e em saídas à comunidade –, e que abrangem áreas como a ciência experimental, a educação ambiental, o desporto, a arte, a cultura, as tecnologias e a história, entre outras.
Multiculturalidade e inclusão
Somos um colégio multicultural e inclusivo, que acolhe e integra alunos de todas as nacionalidades e que valoriza a diversidade cultural e linguística das suas famílias.
Envolvimento das famílias
Incentivamos a participação ativa de todas as famílias, que consideramos parceiras na concretização do nosso projeto educativo.
Educação individualizada
O nosso Colégio pratica uma educação individualizada e inclusiva, respeitando o ritmo de cada criança, e mobilizando todas as medidas necessárias para apoiar o desenvolvimento do seu potencial máximo. Trabalhamos sempre em equipa multidisciplinar, e em colaboração com as famílias, no cumprimento da nossa missão.
Formação pessoal e social
Somos uma equipa que diariamente reflete sobre a forma de melhorar a qualidade dos nossos serviços educativos. Pedagogicamente definimos regularmente objetivos em função de orientações curriculares e aprendizagens essenciais a cumprir; privilegiamos a educação para os valores e a formação pessoal e social dos nossos alunos.
Oferta educativa
AtividadeS curriculares incluídas
• English Time
• Música
• Expressão plástica
• Psicomotricidade
As nossas salas dA CRECHE
• Berçário
• Creche A
• Creche B
Creche
Na nossa creche uma equipa experiente e dedicada desenvolve práticas de elevada qualidade que potenciam o desenvolvimento precoce das crianças, num ambiente afetivo, seguro e confortável.
Assumimos uma abordagem pedagógica que é respeitadora da individualidade de cada criança e lhe proporciona oportunidades para interagir com os seus pares e com o contexto que a rodeia, começando assim a construir o seu conhecimento sobre o mundo e sobre ela própria.
Incentivamos interações que combinam cuidar e educar, assegurando a satisfação das necessidades básicas das crianças – higiene, alimentação, sono – mas também organizando o espaço e o tempo de forma pedagogicamente estimulante e que promove o desenvolvimento de competências socioemocionais e comunicacionais, da curiosidade e da exploração, da segurança, da autoestima e das aprendizagens.
Temos um projeto diferenciador desenvolvido por docentes especializados que garantem a qualidade precoce ao nível da língua inglesa, expressão plástica, música e psicomotricidade.
AtividadeS curriculares incluídas
• Inglês (diário)
• Música
• Ateliê de Artes
• Educação Física
As nossas salas dO PRÉ-ESCOLAR
• Pré-escolar A
• Pré-escolar B
• Pré-escolar C
Pré-escolar
O nosso projeto do pré-escolar valoriza cada criança, reconhecendo-lhe a capacidade de ser sujeito e agente no processo educativo, de construir o seu desenvolvimento e aprendizagem, fortalecendo a relação consigo própria, com os outros e com o mundo. O desenvolvimento e a aprendizagem realizam-se de forma holística, interligando as várias dimensões.
Nas nossas salas do pré-escolar proporcionamos um ambiente físico e relacional rico, criando contextos de aprendizagem que estimulam o desenvolvimento da criança, com uma intencionalidade educativa explícita. Valorizamos as suas experiências prévias, os seus conhecimentos e competências, procurando contribuir para o desenvolvimento do seu máximo potencial: motor, social, emocional, cognitivo e linguístico.
Defendemos a inclusão e a diversidade, acolhendo e respeitando todas as crianças e todas as famílias, num ambiente colaborativo, que incentiva a participação de toda a comunidade escolar e a ligação próxima à comunidade local.
Educamos crianças seguras, confiantes e autónomas, com uma boa autoestima, disponíveis para aprender, curiosas e criativas, capazes de resolver problemas e com boas competências sociais e de comunicação.
O nosso projeto respeita as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma integrada e globalizante, enriquecendo-as com atividades curriculares próprias como o inglês, as artes plásticas, a música e a educação física.
AtividadeS curriculares incluídas
• Inglês (diário)
• Música
• Artes Visuais
• Educação Física
• TIC
• Grow and Explore
• Orquestra Orff (4.º ano)
• Oficinas das Ciências e do Ambiente
As nossas salas dO 1º CICLO
• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano
1º Ciclo
O nosso 1.º ciclo oferece uma proposta pedagógica sólida assente em metodologias ativas e no desenvolvimento de um projeto de qualidade que educa crianças que são já cidadãos ativos, autónomos, responsáveis, perseverantes e que se superam, solidários, curiosos, reflexivos, interventivos e empreendedores.
Os nossos alunos têm um acompanhamento individualizado, valorizando-se as suas experiências prévias, os seus interesses e as suas características únicas, reconhecendo-se a sua competência e acreditando que devem ser co-construtores das suas aprendizagens. Propomos uma pedagogia participada em que os alunos são convidados a fazer aprendizagens significativas, no âmbito de atividades e projetos diversificados, integradores e estimulantes.
O nosso projeto educativo prevê o planeamento de atividades e a realização de projetos que abrangem as áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No entanto, enriquecemos o nosso currículo com conhecimentos, capacidades e atitudes específicos que consideramos relevantes na formação dos nossos alunos: inglês diário, música, artes visuais, tecnologias da informação e da comunicação (TIC), educação ambiental e para a sustentabilidade e educação alimentar.
AtividadeS curriculares incluídas
• Português
• Inglês
• Matemática
• História e Geografia de Portugal
• Ciências Naturais
• Educação Física
• Educação Visual e Tecnológica
• Educação Musical
• Orquestra Orff
• Trabalho de Projeto
• Oficina da Matemática
As nossas salas dO 2º CICLO
• 5º Ano
• 6º Ano
2º Ciclo
Sendo o 2.º ciclo um período de transição entre a infância e a pré-adolescência, no Colégio Quadrante, os alunos beneficiam de uma adaptação gradual e individualizada, onde o crescimento é assente no compromisso, na responsabilidade, na autonomia e na motivação.
A maior amplitude de áreas disciplinares e a equipa docente são facilitadoras do desenvolvimento dos alunos no âmbito das competências para o séc. XXI, onde se valoriza a interdisciplinaridade, o trabalho de projeto, a educação para a cidadania, o trabalho prático e experimental, as tecnologias de informação e comunicação e as artes.
Os alunos do 2.º ciclo adquirem a capacidade interventiva e empreendedora, desenvolvem a reflexão crítica e, através da partilha de conhecimentos, estimulam a descoberta, a criatividade e a consciência ecológica.
Valorizamos o papel ativo e central do aluno no processo de aprendizagem. Recorremos a metodologias ativas e trabalhos de projeto inter e transdisciplinares. Dinamizamos aulas inovadoras, em contextos diversificados, dentro e fora da escola.
O nosso 2.º ciclo tem um projeto que assegura o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes previstos nas Aprendizagens Essenciais para o 2.º ciclo do ensino básico, orientadas pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Creche
Na nossa creche uma equipa experiente e dedicada desenvolve práticas de elevada qualidade que potenciam o desenvolvimento precoce das crianças, num ambiente afetivo, seguro e confortável.
Assumimos uma abordagem pedagógica que é respeitadora da individualidade de cada criança e lhe proporciona oportunidades para interagir com os seus pares e com o contexto que a rodeia, começando assim a construir o seu conhecimento sobre o mundo e sobre ela própria.
Incentivamos interações que combinam cuidar e educar, assegurando a satisfação das necessidades básicas das crianças – higiene, alimentação, sono – mas também organizando o espaço e o tempo de forma pedagogicamente estimulante e que promove o desenvolvimento de competências socioemocionais e comunicacionais, da curiosidade e da exploração, da segurança, da autoestima e as daprendizagens.
Temos um projeto diferenciador desenvolvido por docentes especializados que garantem a qualidade precoce ao nível da língua inglesa, expressão plástica, música e psicomotricidade.
Detalhes
AtividadeS curriculares incluídas
• English Time
• Música
• Expressão plástica
• Psicomotricidade
As nossas salas dA CRECHE
• Berçário
• Creche A
• Creche B
Pré-Escolar
O nosso projeto do pré-escolar valoriza cada criança, reconhecendo-lhe a capacidade de ser sujeito e agente no processo educativo, de construir o seu desenvolvimento e aprendizagem, fortalecendo a relação consigo própria, com os outros e com o mundo. O desenvolvimento e a aprendizagem realizam-se de forma holística, interligando as várias dimensões.
Nas nossas salas do pré-escolar proporcionamos um ambiente físico e relacional rico, criando contextos de aprendizagem que estimulam o desenvolvimento da criança, com uma intencionalidade educativa explícita. Valorizamos as suas experiências prévias, os seus conhecimentos e competências, procurando contribuir para o desenvolvimento do seu máximo potencial: motor, social, emocional, cognitivo e linguístico.
Defendemos a inclusão e a diversidade, acolhendo e respeitando todas as crianças e todas as famílias, num ambiente colaborativo, que incentiva a participação de toda a comunidade escolar e a ligação próxima à comunidade local.
Educamos crianças seguras, confiantes e autónomas, com uma boa autoestima, disponíveis para aprender, curiosas e criativas, capazes de resolver problemas e com boas competências sociais e de comunicação.
O nosso projeto respeita as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma integrada e globalizante, enriquecendo-as com atividades curriculares próprias como o inglês, as artes plásticas, a música e a educação física.
Detalhes
AtividadeS curriculares incluídas
• Inglês (diário)
• Música
• Ateliê de Artes
• Educação Física
As nossas salas dO PRÉ-ESCOLAR
• Pré-escolar A
• Pré-escolar B
• Pré-escolar C
1º Ciclo
O nosso 1.º ciclo oferece uma proposta pedagógica sólida assente em metodologias ativas e no desenvolvimento de um projeto de qualidade que educa crianças que são já cidadãos ativos, autónomos, responsáveis, perseverantes e que se superam, solidários, curiosos, reflexivos, interventivos e empreendedores.
Os nossos alunos têm um acompanhamento individualizado, valorizando-se as suas experiências prévias, os seus interesses e as suas características únicas, reconhecendo-se a sua competência e acreditando que devem ser co-construtores das suas aprendizagens. Propomos uma pedagogia participada em que os alunos são convidados a fazer aprendizagens significativas, no âmbito de atividades e projetos diversificados, integradores e estimulantes.
O nosso projeto educativo prevê o planeamento de atividades e a realização de projetos que abrangem as áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No entanto, enriquecemos o nosso currículo com conhecimentos, capacidades e atitudes específicos que consideramos relevantes na formação dos nossos alunos: inglês diário, música, artes visuais, tecnologias da informação e da comunicação (TIC), educação ambiental e para a sustentabilidade e educação alimentar.
Detalhes
AtividadeS curriculares incluídas
• Inglês (diário)
• Música
• Artes Visuais
• Educação Física
• TIC
• Grow and Explore
• Orquestra Orff (4.º ano)
• Oficinas das Ciências e do Ambiente
As nossas salas dO 1º CICLO
• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano
2º Ciclo
Sendo o 2.º ciclo um período de transição entre a infância e a pré-adolescência, no Colégio Quadrante, os alunos beneficiam de uma adaptação gradual e individualizada, onde o crescimento é assente no compromisso, na responsabilidade, na autonomia e na motivação.
A maior amplitude de áreas disciplinares e a equipa docente são facilitadoras do desenvolvimento dos alunos no âmbito das competências para o séc. XXI, onde se valoriza a interdisciplinaridade, o trabalho de projeto, a educação para a cidadania, o trabalho prático e experimental, as tecnologias de informação e comunicação e as artes.
Os alunos do 2.º ciclo adquirem a capacidade interventiva e empreendedora, desenvolvem a reflexão crítica e, através da partilha de conhecimentos, estimulam a descoberta, a criatividade e a consciência ecológica.
Valorizamos o papel ativo e central do aluno no processo de aprendizagem. Recorremos a metodologias ativas e trabalhos de projeto inter e transdisciplinares. Dinamizamos aulas inovadoras, em contextos diversificados, dentro e fora da escola.
O nosso 2.º ciclo tem um projeto que assegura o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes previstos nas Aprendizagens Essenciais para o 2.º ciclo do ensino básico, orientadas pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Detalhes
AtividadeS curriculares incluídas
• Português
• Inglês
• Matemática
• História e Geografia de Portugal
• Ciências Naturais
• Educação Física
• Educação Visual e Tecnológica
• Educação Musical
• Orquestra Orff
• Trabalho de Projeto
• Oficina da Matemática
As nossas salas dO 2º CICLO
• 5º Ano
• 6º Ano
Atividades extracurriculares
Desporto e Dança
Natação
Futebol
Judo
Ballet
Ioga
tecnologia
The Inventors
Outras
Francês (1º ciclo)
Instrumento musical
Serviços complementares
Português Língua não Materna
Avaliação e apoio por parte de um professor de Português Língua Não Materna aos alunos que não têm o português como língua materna ou língua de escolarização. Possibilita que estes alunos tenham condições equitativas de acesso ao currículo e ao sucesso educativo, facilitando-lhes uma adequada inclusão no sistema educativo português e no colégio.
Oficina de Estudo
Espaço para os alunos do 1.º e 2.º ciclos, dinamizado pelos docentes titulares e pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão. Os alunos realizam atividades de reforço e consolidação de conteúdos curriculares e competências, usufruem de estudo acompanhado e desenvolvem métodos de estudo, nomeadamente o estudo autónomo.
Fale Connosco
Conheça o projeto educativo do Colégio Quadrante
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.