Sobre o Colégio

Educamos alunos criativos,
resilientes e colaborativos

O que nos distingue

Educação pela arte

Os nossos alunos experimentam diversas formas de expressão artística, desenvolvendo competências variadas: imaginação, criatividade e sensibilidade estética e artística.

Através do contacto com várias linguagens e do ensino diversificado da área artística, nomeadamente nas áreas das artes visuais, música e teatro, constroem aprendizagens múltiplas e complementares.

O que nos distingue

Inglês integrado e certificação Cambridge

Os nossos alunos beneficiam de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas.

Esta aprendizagem realizada em contexto escolar, através de experiências significativas do quotidiano, facilita a apropriação da língua inglesa e a construção de uma relação de familiaridade e prazer com o idioma.

O que nos distingue

Legado pedagógico e cultural

O projeto educativo do Colégio Quadrante respeita o legado pedagógico e a identidade dos dois projetos que lhe deram origem.

Os alunos desenvolvem atividades e projetos de impacto social onde conhecem e valorizam o legado da comunidade local de Cascais – património natural, cultural e histórico.

O que nos distingue

Integração responsável da tecnologia

O nosso projeto educativo contempla a formação dos alunos no âmbito da educação digital. Pretende-se a integração pedagógica e a utilização responsável das tecnologias digitais e a inovação e melhoria das aprendizagens, valorizando a interdisciplinaridade e as metodologias ativas apoiadas pelo digital.

O que nos distingue

Ambiente intercultural e inclusivo

O nosso colégio oferece um ambiente educativo intercultural e inclusivo. Acolhemos alunos e famílias de múltiplas nacionalidades – reflexo da nossa comunidade local – que integramos, valorizando a diversidade, o respeito mútuo e o intercâmbio cultural.

Dispomos do apoio de professores de Português Língua Não Materna e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.

O que nos distingue

Cidadania ativa e compromisso com a sustentabilidade

No nosso colégio, os alunos são incentivados precocemente a exercer uma cidadania ativa e a assumir um compromisso com a sustentabilidade.

Desenvolvem inúmeras atividades e projetos, tornando-se agentes de mudança, conscientes e responsáveis, em prol de um futuro mais sustentável.

Missão e valores

A nossa missão é, num ambiente familiar, intercultural e inclusivo, educar crianças criativas, resilientes e colaborativas, com confiança para enfrentar desafios presentes e futuros.

Interculturalidade e inclusão

Valorizamos a diversidade cultural, o respeito, a troca de experiências e o diálogo entre culturas. Asseguramos a inclusão de todas as crianças, garantindo iguais oportunidades de desenvolvimento, aprendizagem e participação.

Ambiente familiar e afetivo

Valorizamos a construção de ambientes educativos familiares, que são espaços de encontro confortáveis, seguros e acolhedores. Incentivamos a colaboração, a proximidade e o estabelecimento de laços afetivos saudáveis e autênticos.

Abertura e cooperação

Reconhecemos a importância de uma comunicação direta e transparente, bem como da abertura e da recetividade a novas ideias, opiniões e experiências. Promovemos ambientes cooperativos e inclusivos, caracterizados pela confiança mútua, pelo respeito, pela tolerância e pela reciprocidade.

Aprendizagem ao longo da vida

Defendemos a aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal, reconhecendo a importância da permanente atualização num mundo em rápida evolução. Encorajamos uma atitude proativa na procura de novos conhecimentos, oportunidades de aprendizagem e realização pessoal.

impacto social

Adotamos objetivos de desenvolvimento sustentável, comprometendo-nos com práticas alinhadas com padrões de gestão, éticos, sociais, ambientais e de qualidade. Promovemos o exercício de uma cidadania ativa, informada e responsável, com impacto social positivo na comunidade local e global.

Visão global e empreendedora

Assumimos uma visão global e empreendedora, que procura uma compreensão abrangente e integrada da Educação e do Mundo, considerando diferentes perspetivas e conceitos. Incentivamos o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a proatividade, a tomada de decisão e a resiliência, assim como a capacidade para gerar novas ideias, agir sobre oportunidades e criar valor.

Fale Connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio Quadrante
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.

História

A história do Colégio Quadrante é a história de dois projetos educativos com reconhecida qualidade e tradição em Cascais, que se encontram e se juntam após integração no grupo Project To Be, com uma clara identificação com a sua missão e valores.

Ambos os projetos – Escolinha Tia Ló e Colégio Europa – foram escolas familiares, que sempre privilegiaram uma atenção individualizada a cada aluno e uma ligação próxima com as famílias e com a comunidade local. Foram projetos que respeitaram o legado pedagógico e de cultura de escola dos seus fundadores e o legado da comunidade local – património natural, cultural e histórico.

O projeto Colégio Quadrante constrói-se pela necessidade de dar continuidade aos projetos anteriores, pelo reconhecimento da sua complementaridade e pelo desejo de construir um novo projeto que possa beneficiar de sinergias a nível pedagógico, das equipas e dos espaços educativos (após obras de renovação no antigo Colégio Europa).

História Escolinha Tia Ló

1956

A história da Escolinha Tia Ló começou em Lourenço Marques, Moçambique, em 1956. Foi inicialmente um centro de atividades lúdicas e artísticas criado pela pintora Maria da Glória Carvalho Seixas de Mesquita (1930-2016), a Tia Ló.

História Escolinha Tia Ló

1976

Em 1976, já em Portugal, a Tia Ló abre a Escolinha em Birre, com um projeto educativo agora dedicado a alunos da primária (1.º ciclo do ensino básico). O sonho era reinventar a pedagogia, para educar alunos autónomos e criativos, cidadãos ativos num mundo em permanente transformação.

História Escolinha Tia Ló

1986

Em 1986 deu-se a transição progressiva para a direção da Professora Natália Rosa, que assegurou o respeito pelo legado da fundadora, mantendo o nome do colégio, o logótipo e os uniformes.

História Escolinha Tia Ló

2023

Em julho de 2023 a Escolinha Tia Ló integra o grupo educativo Project To Be.

História Colégio Europa

1980

O Colégio Europa começou a sua atividade em 1980, nas instalações do Externato Gaivota, em Cascais. Inicialmente apenas com a valência de pré-escolar, passou a oferecer também a valência de 1.º ciclo do ensino básico no ano letivo 1981/1982.

História Colégio Europa

1983

Em 1983 é construído um novo edifício para responder ao aumento do número de alunos, surgindo o Externato Europa, fundado pela Professora Maria Filomena Silva e por Luis Gaio Lourenço.

História Colégio Europa

1987

A partir do ano letivo 1987/1988 o Externato Europa estende a sua atividade à valência de 2.º ciclo do ensino básico.

História Colégio Europa

2011

Em 2011 realizam-se obras de expansão para um segundo edifício e em 2012 o nome é atualizado para Colégio Europa, mantendo-se a identidade, missão e valores.

História Colégio Europa

2022

Em dezembro de 2022 o Colégio Europa integra o grupo educativo Project To Be, com a Direção Geral e Pedagógica da Professora Ana Teresa Silva.