Projetos diferenciadores
Uma educação integral e com impacto
Inglês integrado e Abordagem CLIL
As competências multilingues são reconhecidas como competências essenciais, que devem ser desenvolvidas precocemente para garantir o sucesso de uma aprendizagem que se quer ao longo da vida.
Defendemos que a aprendizagem do inglês é uma ferramenta indispensável e facilitadora na adaptação a um mundo globalizado, no atual contexto de mobilidade, internacionalização e interculturalidade.
Estabelecemos uma parceria educativa com a Cambridge University. O Colégio Quadrante é Cambridge Educational Partner, implementando um programa de inglês integrador que envolve toda a comunidade educativa. É ainda Cambridge Preparation Centre for English Qualifications, o que possibilita aos alunos a realização dos exames Cambridge nas nossas instalações escolares.
O Colégio Quadrante investe no desenvolvimento precoce da proficiência comunicativa das crianças em inglês. O projeto de inglês é implementado por equipas especializadas constituídas por teachers e teaching assisstants e inclui:
- Aprendizagem bilingue, por imersão linguística – português e inglês – desde a creche
- Aulas de Inglês desde o pré-escolar
- Metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) desde o pré-escolar
- Disciplina de Inglês com currículo Cambridge (1.º e 2.º Ciclos)
- Certificação Cambridge – Young Learners Exams (1.º e 2.º Ciclos)
Educação Digital
O projeto educativo do Colégio Quadrante acompanha as atuais exigências da Educação e da sociedade, no que respeita à formação dos alunos e dos docentes no âmbito das tecnologias digitais e da educação digital.
O nosso projeto concretiza a integração curricular das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), prevista nas Áreas de Competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais. Pretende-se a integração pedagógica das tecnologias digitais e a inovação e melhoria das aprendizagens, valorizando a interdisciplinaridade e as metodologias ativas apoiadas pelo digital.
O projeto, desenvolvido em parceria com a ROBOT N TIC, tem como principais objetivos:
- Estimular o gosto pelas áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics);
- Educar para a tecnologia;
- Integrar pedagogicamente a tecnologia;
- Desenvolver competências digitais;
- Desenvolver competências como a autonomia, criatividade, a comunicação, a curiosidade, o respeito e o pensamento crítico.
Tem uma vertente na área da Informática, uma vertente de Programação e uma vertente de Robótica. Inclui a dinamização de atividades com recurso à tecnologia da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual, bem como a introdução à modelação e impressão 3D.
O Colégio Quadrante investe na educação digital dos seus alunos, promovendo a utilização pedagógica e responsável das tecnologias digitais para melhorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação.
To Be Healthy – Saúde e Bem-Estar
O Project To Be desenvolveu e lançou o projeto To Be Healthy, pretendendo que os seus colégios sejam uma referência na promoção da saúde e do bem-estar nas comunidades educativas.
Na área da alimentação, o To Be Healthy tem como objetivo a adoção de hábitos e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. É implementado em parceria com a nutricionista Mariana Bessa, da Nutrir – Consultoria em Alimentação e Nutrição, e inclui:
- Ementas variadas, equilibradas e completas, com alimentos naturais e nutrientes essenciais e opção ovolactovegetariana diária;
- Formação dos recursos humanos dos colégios (pessoal da cozinha, para treino e aperfeiçoamento dos métodos de confeção das ementas, e docentes, que darão continuidade ao projeto de educação alimentar com os alunos);
- Atividades de educação alimentar com os alunos;
- Workshops com as famílias;
- Monitorização e redução do desperdício alimentar.
As ementas To Be Healthy privilegiam a oferta de fruta e legumes frescos, a diminuição do consumo de carne e a redução do uso de açucares refinados e sal.
O To Be Healthy promove a prática de atividade física regular e desporto no quotidiano escolar, reconhecendo os seus benefícios e contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo dos alunos.
Os Colégios To Be dispõem de inúmeras atividades curriculares e extracurriculares relacionadas com a atividade física e os alunos desenvolvem projetos nas temáticas de educação para a saúde e hábitos de vida saudável. São promovidas iniciativas interescolas (torneios, visitas de estudo e saídas), nos colégios e na comunidade, e organizadas atividades com a participação das famílias (caminhadas, projetos).
Educação pela arte
O projeto de Educação pela Arte do Colégio Quadrante reconhece o papel das artes enquanto promotoras do desenvolvimento integral dos alunos. Vemos as várias formas de expressão artística como pilares centrais e transversais na Educação, que facilitam uma abertura das crianças e jovens à comunidade e ao mundo.
Os nossos alunos têm a oportunidade de, ao longo do seu percurso académico, desde o berçário, experimentar diversas formas de expressão artística, desenvolvendo competências variadas: imaginação, criatividade, resolução de problemas, resiliência, capacidade de lidar com a incerteza, pensamento crítico e sensibilidade estética e artística.
Co-constroem aprendizagens múltiplas, através do contacto com diversas linguagens e do ensino diversificado da área artística, nomeadamente nas áreas das artes visuais, música e teatro. A experimentação de diferentes artes, instrumentos, materiais e técnicas favorece uma aprendizagem ativa, trabalhando a autonomia, o autoconhecimento e o reconhecimento de emoções, e contribuindo para desenvolver o potencial criativo.
Acreditamos que as artes têm um papel importante na promoção de um ambiente educativo inclusivo e que valoriza a diversidade. Incentivamos a experimentação e a colaboração. Realizamos projetos e dinâmicas transdisciplinares, onde se cruzam e integram conhecimentos de várias disciplinas. Valorizamos todo o processo criativo, e não apenas o produto final.
Temos uma equipa de docentes especializados que implementam o nosso projeto de Educação pela Arte, e que trazem a Arte para o quotidiano do colégio. Realizamos exposições, apresentações, festas e outros eventos, com a participação da comunidade escolar e local, onde os nossos alunos podem mostrar o trabalho realizado. Participamos em concursos a nível nacional.
Pretendemos despertar o potencial artístico de cada um dos nossos alunos, respeitando a sua visão única e incomparável, estimulando a cidadania e uma exploração ativa do património artístico e cultural, local e global.
Projeto Grow and Explore
O Grow and Explore é um projeto diferenciador de enriquecimento curricular, dinamizado por uma docente nativa na língua inglesa, que é oferecido aos alunos do 1.º ciclo cuja língua materna e/ou de escolarização é o inglês.
Através da metodologia de trabalho de projeto, promove-se a autonomia e o trabalho cooperativo entre alunos. As aprendizagens são realizadas de forma integrada e transdisciplinar, com o envolvimento em projetos significativos e motivadores, que estimulam a curiosidade, a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a inovação.
Organizados em grupos por nível escolar, os alunos desenvolvem inúmeras competências nas seguintes áreas: cognitiva, comunicação, socioemocional, pesquisa e seleção de informação e tecnologia.
As apresentações dos projetos contam com a presença de toda a comunidade escolar, nomeadamente das famílias.
Oficinas das Ciências e do Ambiente
Com a orientação da professora, bióloga e educadora ambiental Rute Candeias, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem atividades na área das ciências e do ambiente, incluindo aulas, projetos e saídas de campo, privilegiando sempre metodologias práticas e a interação com os elementos naturais.
Nas Oficinas pretendemos incentivar nos nossos alunos hábitos de participação e cidadania, na procura de soluções que possibilitem a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade. Queremos formar cidadãos mais conscienciosos e que contribuam de forma ativa para o equilíbrio Homem-Natureza.
O Colégio Quadrante pretende ser um espaço de educação sustentável, assumindo boas práticas no respeito pelos valores ambientais e na preservação do ambiente.
Impacto Social
Os nossos alunos participam em projetos com impacto social efetivo, que respeitam a sua motivação e interesses, e os envolvem de forma significativa e memorável em aprendizagens dinâmicas e experienciais.
Assumimos a escola como agente ativo de mudança na comunidade, educamos os alunos para o exercício da cidadania ao longo da vida e envolvemos as famílias em ações de impacto efetivo.
A cada dois anos letivos é identificada uma temática central To Be para desenvolvimento de um grande projeto transversal a todas as comunidades educativas To Be.
PROJETO BE BLUE
O Projeto BE BLUE – Por um Oceano Mais Azul e um Planeta Sempre Verde mobilizou as comunidades educativas dos Colégios To Be para a causa da proteção do Oceano (ver o Documentário Be Blue).
Foram desenvolvidas inúmeras atividades científico-pedagógicas, de campo e artísticas, nas escolas e em locais públicos da comunidade, em parceria com personalidades e entidades ligadas ao mar.
O Be Blue envolveu a participação ativa dos alunos, das comunidades educativas e das comunidades locais de todos os Colégios To Be.
PROJETO BE KIND
O Projeto BE KIND – Uma Ponte Entre Gerações sensibilizou as comunidades educativas dos Colégios To Be para a importância da intergeracionalidade, na construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.
Teve como principal propósito mobilizar alunos, comunidades educativas e comunidades locais para o desenvolvimento de iniciativas promotoras do encontro e da partilha entre gerações.
Os Colégios To Be associaram-se a várias entidades das comunidades locais para a organização de dinâmicas intergeracionais. As avós e os avôs das famílias To Be foram presença assídua nas escolas, partilhando memórias, conhecimentos e experiências (ver o filme Vila Be Kind Be Happy).
To Be Parent
O Project To Be incentiva, nas suas escolas, um ambiente familiar e afetivo, com a participação dos pais como elementos centrais dos processos educativos, valorizando a abertura e a cooperação dentro da comunidade escolar.
No cumprimento dos valores To Be haverá a organização de sessões de informação abertas às famílias ou de sessões temáticas de educação parental.
Os pais do Colégio Quadrante são incentivados a participar como oradores em palestras e webinares alusivos a temáticas da sua área profissional ou de interesse.
Fale Connosco
Conheça o projeto educativo do Colégio Quadrante
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.